Univasf e UFPI destacam importância do projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem para a formação profissional

11/10/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:46am

Por Carolina Menkes

As últimas semanas de setembro foram marcadas por novas visitas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) a Instituições de Ensino Superior para a implantação do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE), e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), no campus Ministro Petrônio Portella (CMPT), em Teresina, ressaltaram a importância do projeto para os cursos de Medicina Veterinária da instituição.

O projeto teve início em 2013 e foi idealizado pelo Conselho Federal com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências humanísticas nos futuros médicos veterinários. A ideia é trabalhar não só as competências técnicas dos profissionais, mas também outras competências, como Liderança, Atenção à Saúde, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.

O professor do colegiado de Medicina Veterinária da Univasf, João José de Simoni, acredita que o médico veterinário da atualidade deve ser um agente de transformação. “Esses profissionais devem desenvolver, durante a formação acadêmica, as metacompetências, ou seja, a reunião de habilidades, conhecimentos e atitudes para interagir de forma proativa com as mudanças globais relacionadas à produção de alimentos, ao aparecimento de doenças emergentes, à conservação de recursos genéticos, entre outras”, diz.  

A coordenadora pedagógica da instituição, a psicóloga Márcia Andrea Silva, também ressalta a importância do projeto para a formação de estudantes mais humanos. “Além de formar discentes menos técnicos, esse novo olhar promove o (re) pensar do docente sobre sua prática”, acredita.

""Foto: CFMV

Segundo a psicóloga, a iniciativa do CFMV permite analisar novas estratégias de ensino-aprendizagem para a formação de profissionais mais completos.

Na UFPI, a coordenadora de graduação do curso de Medicina Veterinária do campus Ministro Petrônio Portella, Taciana Tenório, ressalta que o projeto está mais maduro neste semestre. “Estamos todos empolgados com o projeto sendo implantado e espero que as metodologias ativas e competências humanísticas sejam trabalhadas para melhorar a formação dos futuros médicos veterinários”, finaliza Tenório.

Assessoria de Comunicação do CFMV